Por que, para mim, #ELENÃO

Olá, Bom dia.

Sou Rogério Grossi e entrego a você essa carta – a qual espero que leia - para emitir MEU posicionamento, MINHA opinião - nesse tempo histórico da política nacional e ainda mais motivado dado a aproximação das eleições. 


Ao escrever essa, assumo o risco de me expor além do suportável e de ser mal interpretado, porem assumo isso, pois não posso - como talvez seja do conhecimento da maioria daqueles que comigo convivem - correr o risco de assistir tudo o que observo e me calar.


Também faço o uso de alguns períodos de minha trajetória de pai, cristão, cidadão ativo (conforme registrado nos meios oficiais do município,  tendo recebido – pelo exercício voluntário desses - o título de cidadão de alta relevância os interesses da sociedade), sindicalista, membro ativo da social organizada, trabalhador, agente penitenciário e de companheiro. Afirmo, de antemão, que tais narrativas nada tem a ver com auto promoção e sim com a necessidade, que acredito ser válida por hora, para fundamentar essa que é apenas a minha opinião e também é um convite ao pensamento.


E são nesses termos e com essas condições que sigo, peço sua atenção e me dirijo a você nesse momento e quero compartilhar algumas razões para não se votar em Bolsonaro.


Bolsonaro odeia quem diverge dele. Não sabe tratar com a oposição com confrontos de ideias. Rapidamente destila palavras de ódio, minimizando, ridiculariza, inferiorizando, rotulando todo pensamento que, na verdade, se coloca contrario a quilo que ele defende e, por tanto, existe ali um discurso de ódio que inferioriza as pessoas.


Necessariamente, a partir disso, Bolsonaro não tem nenhum compromisso com a Democracia. Vamos aqui lembrar que democracia não se resume ao conceito de maioria popular. Democracia também é respeito a diversidade. Respeito a princípios básicos de preservação da integridade humana.


Outra razão é que ele defende abertamente a terrível e sangrenta ditadura civil/militar que existiu no brasil de 1964 a 1985. Um regime pautado na violência. Que prendeu e matou sumariamente milhares de pessoas. Possivelmente um dos governos mais corruptos de nossa história haja visto que não existiam mecanismos de fiscalização, de controle real dos atos do governo e a própria imprensa era permanentemente censurada. 


Uma outra razão é que Bolsonaro já elogiou torturadores. Tortura, um ato perverso, um ato desumano, um ato que impõe um sofrimento profundo a um indivíduo muitas vezes levando a morte ou a traumas insuperáveis demonstrando profunda indiferença. Falta de compaixão.


Bolsonaro também ataca constantemente as mulheres que se organizam em seu direito de lutar por uma vida mais digna e para superar esse machismo que pões tanto sofrimento em nosso país. Todos os dias mulheres são estupradas fruto DESSA violência cultural. Em pleno congresso nacional, Bolsonaro chegou a dizer para uma deputada que não a estupraria por que ela não merece. Isso não pode ser tratado como brincadeira ou como comentário leviano.


Mas não só isso. Bolsonaro também despreza LGBTs. Mas não somete isso, Bolsonaro também despreza a luta do movimento negro. Quem não se lembra que em determinado momento ele chegou a comparar quilombola a animais. Mais uma palavra destilando ódio, tirando do outro a sua humanidade, desprezando a luta histórica de um povo pelo direito de existir. Pelo direito de existir sem a dureza, a violência, a maldade desse racismo institucional que existe em nosso país.


Mas não somente isso. Bolsonaro vive elogiando a violência a medida que ele afirma que bandido bom é bandido morto. Qual a coerência que isso tem com a mensagem do evangelho?


Não foi Jesus que ensinou a perdoar? Não foi Jesus que impediu processos de execução? Não foi Jesus que ofereceu perdão até mesmo para seus algozes, inimigos e torturadores?


Que palavra do evangelho autoriza a violência? Que palavra do evangelho autoriza a vingança? Em que momento Jesus destilou o ódio contra as pessoas que pensavam diferente Dele? Nem contra as pessoas que o atacavam, Jesus devolveu com maldade e com sentimento de vingança. Bolsonaro, dessa forma, faz uma POLÍTICA SEM AFETO, SEM COMPAIIXÃO, SEM SENSIBILIDADE HUMANA.


Além disso, Bolsonaro faz uma política em que ele se coloca quase que em uma condição de mito, de representante de Deus. O que é muito arrogante, o que desrespeita a pluralidade religiosa. Isso é, se coloca em um altar, é se fazer maior que os outros, é se colocar como um herói.


Ate onde eu sei, pelo que leio no evangelho, Jesus foi aquele mestre menos chefe e mais irmão. Que inclusive se ajoelhou para lavar os pés de seus discípulos. Disse que os menores são os maiores, os  últimos são os primeiros e sempre quis andar em grupo, sempre valorizou a comunhão.


Enquanto Bolsonaro se faz de semi-deus, Jesus de Nazaré – o Deus entre nós – preferiu andar servindo as pessoas, valorizando a comunhão, propagando o perdão, impedindo processos de execução, de exclusão, não autorizando  atitudes de violência, não elogiando atitudes de vingança.


Eu quero convidar a você a refletir, a escutar com um pouco de atenção. Bolsonaro hoje significa a morte da democracia com um discurso de ódio que estimula a pratica de violência, que impões sofrimento a muitas pessoas e que, inclusive, já o fez ser vitimado..


Tal atitude política certamente não encontram amparo nos princípios deixados por Jesus no evangelho.


Enquanto Bolsonaro destila ódio, Jesus ensinou que o amor é a principal experiência de Deus. Enquanto Bolsonaro exalta a vingança, Jesus ensinou que nós devemos perdoar assim como Deus nos perdoou. Enquanto Bolsonaro praticamente se coloca em uma posição de semi-deus. Jesus preferiu servir as pessoas dizendo que os menores são os maiores e os últimos serão os primeiros.


EVIDENTE que o evangelho não cabe em nenhuma ideologia, em NENHUM partido. Mas estamos vivendo um momento sério de nosso país e, por isso, precisamos com – com muita contundência, com muita integridade – ter uma posição e nesse sentido eu afirmo, compartilho a MINHA opinião. Fruto da minha experiência com Deus e da minha consciência do evangelho.


E é com essas bases que eu acredito que o discurso de Bolsonaro é extremamente incompatível com os ensinamentos de Jesus de Nazaré. 


E você, como pensa?
Share on Google Plus

About Fórum Sindical do Litoral Norte

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

4 comentários :