Prezado Senador
Nós, Agentes Penitenciários da base sindical do Litoral Norte Paulista, acompanhamos com muita atenção e ansiedade a votação da PEC 14/2016 na noite de ontem (13/09/2017). Contextualizo nossa tensão e ansiedade informando que dessa Proposta depende todas as questões que envolvem a regulamentação de nossa categoria aqui no Estado de São Paulo, bem como dos companheiros em outras Unidades Federativas. Deixo claro que nossa profissão, mesmo sendo uma das mais antigas do mundo, de extremo perigo e de suma importância para nossa composição social nunca teve, em nosso país, critérios e leis específicas (salvo decretos e improvisos) que regulamentasse e desse norte a essa.
Lembro também que nossa jornada tem sido intensa e nossa luta tem se mostrado dura. E que nessa jornada nunca nos interessou privilégios, mas sempre o reconhecimento de nossos trabalhadores, de nossa realidade, de nosso cotidiano e direitos elementares. Promovemos debates, palestras, mobilizações, encontros. Estivemos em Brasília, nas capitais, e em cada cidade que fosse necessário a construção da mobilização. Os trabalhadores e trabalhadoras do sistema prisional estão conscientes e unidos na mesma luta e por isso também muito ansiosos pelos resultados.
Também aproveito para registrar que temos a perfeita consciência da tragédia a qual é, e talvez sempre tenha sido, nosso modelo prisional e, também por isso, guardamos tanta ansiedade quanto a essa votação pois, também a ela, depositamos grandes esperanças de finalmente poder colaborar na reconstrução desse modelo falido e erguer, por meio de diversas mãos – inclusive a as mãos de nossos Senadores - , um modelo prisional que realmente atenda as necessidades de nosso povo e cumpra uma finalidade social com decência trabalhando na esperança da utopia de, quem sabe no futuro, não precisarmos mais de cadeias.
Apesar dos contatos, e-mails, visitas e diversos outros trabalhos realizados a fim de dar a nossos Senadores a dimensão e a importância que tem essa PEC para o contexto da segurança pública, em momento algum imaginávamos ter nosso pleito aprovado por unanimidade e, visto isso, somos gratos a cada voto favorável e esperamos ter tido a oportunidade de promover o debate e ampliar a consciência do drama que vive o sistema prisional em nosso país.
Embora tenhamos a convicção de que apenas a organização dos trabalhadores e da sociedade como um todo é capaz de promover avanços duradouros e coerentes ao bem estar da população, também é para nós ponto de honra a defesa do sistema democrático e do estado de direito e que esse tenha vida plena, conectada a população, saudável.
Organizamo-nos e estamos prontos para construir juntos. Acertamos em confiamos que nossos Senadores seriam sensíveis à essa causa que não é só nossa e, mais uma vez, e em nome dos trabalhadores e trabalhadoras de nossa base envio a Vossa Senhoria e a seus pares no Senado nossos mais sinceros agradecimento e saudações.
Caraguatatuba, 14 de setembro de 2017.
Rogério Grossi de Britto
Diretor de Base
Sindicato dos Funcionários do Prisional do
Estado de São Paulo - SIFUSPESP
0 comentários :
Postar um comentário